sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vontade


Força da qual a vida humana é apenas uma de suas expressões, e nenhum felicidade duradoura pode ser atingida na vida, que se move, como um pêndulo, entre a dor e o aborrecimento.
A função da vontade é perpetuar uma vida que consiste essencialmente  de sofrimento onde o ideal ético mais elevado seria a negação da vontade e a busca do não ser. 
 Portanto chega-se a máxima “ A essência da existência é a dor”.
O problema é o desejo satisfeito e o tédio advindo dessa satisfação.
Realizamos nossos desejos e não sentimos mais nada ou nos aborrecemos porque nosso desejo não foi realizado.
Ser feliz não é um natural é antes de tudo um esforço ético.
Não existe felicidade, “ser feliz é um esforço ético”.

ARTHUR SCHOPENHAUER (1788-1860) “O mundo como vontade e representação”  

27 comentários:

Era uma Vez... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Era uma Vez... disse...

AS VEZES É BOM SOFRE UM POUCO, POR APENAS UM MINUTO DE FELICIDADE

Ariane Galassi disse...

Concordo que a vida é um pêndulo, sim, mas não oscila entre o sofrimento e a dor, e sim, entre o sofrimento e a felicidade! Schopenhauer diz que quando se consegue algo, ficamos entediados, e quando nas conseguimos, ficamos aborrecidos, por justa causa; penso que, quando não conseguimos algo, ficamos aborrecidos, com certeza. Mas quando conseguimos, ficamos em êxtase, ficamos felizes, e esse é o valor da vida, a felicidade gira em torno de poucas coisas!

Anônimo disse...

Discordo que ser feliz é ser ético, acho que através da dor e que amadurecemos nos tornamos pessoas melhores é a felicidade se torna consequência, então agir pelos sentimos pode ser o melhor caminho para chegar a felicidade.
Daiane da Silva Santos Radiologia A

Anônimo disse...

Na verdade é um ciclo,uma busca incessante da realização dos desejos. O ser humano sente vontade,luta para realizar seu desejo para tempos depois se entendiar com sua satisfação.Na verdade ninguém é feliz o tempo todo,existem apenas momentos felizes.
Renata Stein, Radiologia A - Unigran

weber junior disse...

Talvez a vida até seja um pêndulo de dor e sofrimento,porque passamos o tempo todo em busca da felicidade e antes de atingi-la sofremos muito.Depois disso recomeçamos o ciclo,enfim,passamos a maior parte da vida sofrendo em busca da felicidade.
Weber de souza e silva junior 1ºB Radiologia-UNIGRAN CAPITAL

Anônimo disse...

o que Schopenhauer disse há muito tempo atraz, seguimos ate hj, quem nunca ouviu dizer-"sem dor nao tem vitória" ou -"sem sofrimento nao há felicidade". isso é um resumo de todo o texto de Schopenhauer, passamos a vida procurando a felicidade, quando pensamos que conseguimos, descobrimos que na verdade não era o que procurávamos, então começamos tudo de novo.
paulo roberto, radiologia 1ºsemestre turma A

Anônimo disse...

Eu não concordo quando fala que a felicidade é algo ético.Para nós sermos felizes temos que correr atrás de nossos objetivos.As vezes podemos nos decepcionar,mas é através da dor que aprendemos.Podemos passar boa parte da vida sofrendo,pois é só assim que nós encontramos a felicidade.1ºB Radiologia

Morgana Del Valle dos Santos

JAKSON disse...

Na minha opinião a vida é feita de momentos BONS E RUINS temos a mesma probabilidade de termos momentos felizes quanto tristes! temos é que tentar sempre ir em direção e em busca da felicidade! sempre com pensamentos positivos e acreditando que chegaremos lá!
Jakson Dias Pedrosa Marques radiologia 1ºB RGM 072.262

roseane gomes disse...

A vida é feita de momentos e escolhas e as vezes podemos nos decepcionar em algumas situação que temos que passar mas é através da dor que amadurecemos e nos tornamos felizes.Passamos a vida errando e tentando acerta em busca da felicidade.

Roseane Dalva-radiologia 1b 13de março 2012

Amélio disse...

Amélio Bais RGM 072.258 1ºB Radiologia-UNIGRAN CAPITAL


Por mais que nós alcansarmos nossos objetivos, sempre estaremos a procura de algo novo tornnando-se a felicidade o ponto excêncial, por mais q ela seja seguida de um sofrimento sempre estaremos em busca da própria feliciade!
Ao alcansarmos um nivel de felicidade sempre vamos estar a procura de superalo, fazendo assim com que a felicidade naõ se acabe sempre em dor ou sofrimento!
Esse foi meu ponto de vista...

Rayra Duarte disse...

Rayra Duarte Alves RGM 072.257 1ºB Radiologia-UNIGRAN CAPITAL


Felicidade um sentimento que nem sempre é alcançado, antes de tudo sofremos, nos aborrecemos e até desistimos mas felicidade não se procura se é conquistada, assim como o amor. Quando uma pessoa conquista a sua felicidade se chega ao êxtase, um desejo realizado, mas logo em seguida que nem diz o filósofo Arthur Schopenhauer: "Realizamos nossos desejos e não sentimos mais nada..."
Um desejo realizado é uma conquista alcançada mas logo isso passa de uma felicidade para um tédio, porque isso não tem mais graça perde-se toda a sua euforia.
Felicidade existe sim, nem sempre alcançada, nem sempre conquistada, mas sempre procurada por todos.

Carla disse...

Carla Caris 1º B Radiologia RGM: 072.239 Unigran

Discordo da versão de Schopenhauer uma vez que o pendulo de nossas vidas não esta somente entre a dor é sofrimento, sim eles estão presentes mas não como personagens principais de nossa história. Quando estamos focados a traz de nossos objetivos (ser feliz) sofremos, nos magoamos e até mesmo acabamos feridos, mas é em busca de algo maior que ira satisfazer nossos desejo e logo despertar mais uma vez a necessidade de ser feliz. A dor e o sofrimento giram entorno de felicidade por que quanto mais sofremos mais valor damos ao que nos falta.

Anônimo disse...

INenhum ser humano tem felicidade duradoura pois existem diversos obstáculos em nossas vidas que nos trás a dor. Mas vivemos todos os dias em busca da felicidade, com o desejo de ser feliz eternamente e desfrutarmos da beleza que a vida nos oferece.
Amanda- Radiologia A RGM 072.175

Amanda disse...

Nenhum ser humano tem felicidade duradoura pois existem diversos obstáculos em nossas vidas que nos trás a dor. Mas vivemos todos os dias em busca da felicidade, com o desejo de ser feliz eternamente e desfrutarmos a beleza que a vida nos oferece.
Amanda- Radiologia A RGM 072.175 UNIGRAN CAPITAL

alberto junior turma de radiologia da unigran capital disse...

a nossa vida gira sempre em torno de realizaçãoes e por elas conquistadas encontramos a feliscidade, seja no amor ou financeiro tanto faz, ela só se torna prazerosa e quando se há luta por ela, sem luta pra consegui-la a feliscidade não é completa..

Pancho disse...

oque é a felicidade? bens materiais? conhecimento? família?ser integro? Eu acredito que as grande maioria das pessoas do mundo de hoje seguem e lhes é imposto,um padrão de busca da felicidade. E isso é errado, porque assim as pessoas farão de tudo para conseguir isso não importanto as consequencias, sejam conflitos interiores ou exteriores. Mesmo se tendo tudo não se aprecia como se deveria. a que preço eu consegui isso? eu negligenciei pessoas que eu amo, abri mão de coisas importantes?
mas apesar de tudo eu tenho que acreditar que ainda tenham pessoas que se contentam em ser somente o que elas são.

Rafael Aquino Paranhos Rad.1b rgm.desconheço

Gabyzinha Carramanho disse...

... digamos que, é assim que Shcopenhauer, expressou um pouquinho de sua vida... q pra ele significava uma merda VIVER... VAI SER PESSIMISTA ASSIM...

Anônimo disse...

João Ortiz disse...
... concordo com o autor no sentido quando ele compara a vida ao pendulo, ele vai a felicidade e volta, e na sua volta passa por outra parte da nossa vida. Só que a busca pela felicidade nos faz impulsionamos no pendulo e usamos todas as nossas forças,sentimentos,suores,dores e pensamentos positivos para chegar até a felicidade e ficar lá por um período maior que o anterior e então o pendulo chega ao seu curso final e com certeza ele vai voltar. E amanha será iniciara um novo dia e com certeza eu vou me embalar mais forte ainda no pendulo porque eu sou um otimista e não desisto fácil, não me reconheço e nem sou como o autor um pessimista e talvez foi infeliz. João Ortiz Radiologia Unigran Capital RGM 072.217

Felipe Teles da Cruz disse...

Discordo. A vida não pode oscilar só em sofrimento e dor, devemos buscar a felicidade como um objetivo que tem muitos obstáculos... Tenhamos a mente aberta para discernir que a buca da mesma não é fácil. Tudo depende do estado emocional em que nos encontramos, e o meio nós vivemos, se estiver rodeados de pessoas pessimistas “EU” só enxergarei sofrimento e dor como o autor descreve, mas se “EU” me encontrar em outro meio que tem outra visão otimista serei feliz...
Felipe Teles da Cruz RGM: 072.222 Tecnólogo em Radiologia Unigran Capital.

Josiane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Josiane disse...

Na minha opinião a VONTADE é o que nós move a cada dia.vontade de sermos pessoas melhores.vontade sempre de impulsiona a crescer,seja profissionalmente, afetivamente ou em qualquer sentido da vida,claro que nem sempre conseguimos o que queremos, porem não devemos nunca desistir dos objetivos,sonhos.
Josiane Montovani Bertolin
RGM:072.233,Radiologia B

Anônimo disse...

Acredito que a vida de cada um de nós é composta por uma sucessão ininterrupta de escolhas. Fazemos escolhas todo tempo, desde as mais simples e automáticas, até as mais complexas, elaboradas e planejadas. Quanto mais maduros e conscientes nos tornamos, melhores e mais acertadas são as nossas escolhas.
Hellen Ximenes 1ºB-Radiologia-Unigran

Anônimo disse...

Ser feliz é realmente um esforço ético,pois para conseguirmos realizar nossos desejos e vontades precisamos encontrar um modo de convivermos com o próximo, situação que não irá nos agradar muitas vezes, mas a solução não é mudar de opinião e sim compreender e respeitar, fazendo isso podemos nos sentir felizes com nós mesmos.
Hayara 072.207 1ºB Radiologia

Emilio Trigueiro 072.235 disse...

A conquista da sua felicidade vem com muito esforço, causando, dor e sofrimento como quase tudo na sua vida. Muitos se aborrecem por realizarem sua felicidade, entretanto ser feliz é a busca da felicidade não a felicidade.

João Paulo da Costa Alves disse...

Discordo, porque a felicidade não tem nada a ver com ética e Bioética, dor e sofrimento, a felicidade tem a ver com os momentos da sua vida.


João Paulo da Costa Alves RGM:072231

silvana alvarenga da silva disse...

Silvana Alvarenga da Silva
Concordo que a felicidade não é eterna, no entanto afirmar que a vida humana é apenas dor e sofrimento é um exagero.Acredito que a busca da felicidade é o combustível da vida e é nos que temos a vontade não é ela que nos tem. E dai se chegarmos na realização de um desejo e constatarmos que lutamos por algo que não trouxe o resultado esperado, o melhor é focarmos em um novo objetivo e estabelecer condições para concretiza-los e assim reconhecer que a ética neste assunto é uma busca constante,e está busca é que leva ao encontro de momentos felizes e não a uma plena felicidade, pois está sim podemos afirmar: não existe e se existisse faria da vida humana uma verdadeira monotonia.