segunda-feira, 18 de agosto de 2014

XADREZ & CARNE DE FRANGO



Jamais pense que a vida não pode lhe ensinar algo novo, não importa a idade sempre há um momento para se surpreender com algo inusitado totalmente fora do contexto, tal qual se faz com uma obra de arte.  O fascinante da vida é que ela não é linear, não possui simetria muito menos logica, ou o que pensamos ser essa coisa obscena. Eu acreditava em várias coisas, porém com o passar dos dias verifico que minhas crenças só fazem sentido no âmbito de minha socialização, ou seja, qualquer idiota que viveu o que vivi chegaria às mesmas conclusões e, portanto, seria o que sou. Acreditava eu que teria visto de tudo, todavia fora surpreendido, pego por uma cena no mínimo inusitada. Estava eu numa partida de xadrez blitz, na praça de alimentação do junto a um bando de desocupados, e na mesa ao lado havia um amigo vindo de outras paragens da espaçonave terra, uma região fria e desolada com problemas sociais bastante complicados. Adveio este meu amigo com saco provindo do hipermercado e dentro do mesmo havia coxas cruas de frango certamente da parte refrigerada, posto a umidade que ficou na mesa devido a condensação. Abriu o saco pegou uma coxa semicongelada de frango e mordeu-a com vontade e fome existencial comendo inclusive os ossos da penosa não desperdiçando nada. As pessoas ficaram lívidas, consternadas, chocadas com a performance completamente fora do contexto daquela coreografia. O meu amigo o fez como alguém que sempre faz esse tipo de coisa, ou seja, de forma normal, como se faria em casa no aconchego do lar. Houve reclamações pessoas ficaram irritadas e logo expulsaram meu amigo do local, primeiro impedindo-o de continuar sua partida. Não sofreu linchamento, mas houve propostas para tal. É interessante notar como a diferença pode afetar a socialização, ser diferente é profundamente perturbador, é perigoso. Esse meu amigo comprou, pagou, cumpriu todos os passos exigidos pela sociedade esqueceu-se de assar, fritar, ou cozinhar o cadáver da ave; antes preferiu consumi-la em natura. Acho que não gostamos de pensar que existem lugares na nossa nave onde vida é tão difícil que pessoas comem sushi do que estiver disponível sem nenhum tempero ou qualquer tipo de higiene, pois não há disponibilidade material para tais luxos. Esquecemo-nos o que somos e quando confrontados com nossa animalidade ficamos consternados. Novamente não acho que haja motivos para a celeuma que se instalou, todavia deveríamos discutir mais sobre o assunto. Por que ficamos tão chocados?  Pensando bem não existe lugar melhor para comer carne crua que em um disputado jogo de guerra como é o caso do xadrez.           
Cledemar

Nenhum comentário: